
Daniela Ferreira, do município de Azambuja, foi eleita Rainha das Vindimas de Portugal. Patrícia Frasão, do município do Cartaxo, conquistou o título de 1ª Dama de Honor, e Beatriz Quistorp, de Rio Maior, foi 2ª Dama de Honor.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a Associação das Rotas de Vinho de Portugal (ARVP) e o Município de Torre de Moncorvo – ‘Douro Cidade Europeia do Vinho 2023’ promoveram esta gala na noite de 9 de setembro, na Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo, local onde decorreu igualmente o certame “Vinho Sabor Douro”.
Concorreram a esta 15ª edição da ‘Rainha das Vindimas/Embaixadora da Vinha e do Vinho de Portugal 2023’ 12 jovens em representação dos seguintes municípios: Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua e Torres Vedras.
Ao longo de uma década e meia, a AMPV afastando-se do modelo dos concursos de beleza, ou de eleição de ‘misses’, criou um evento com um ‘estatuto’ próprio e diferenciado, através de um conjunto de provas cujo objetivo é sensibilizar, sobretudo a juventude, para o mundo rural.
A apresentação de produtos alimentares regionais, uma entrevista com o júri e um ‘convite enoturístico’ para visita ao território que representam, para além de um desfile em traje regional e um desfile em ‘vestido de Gala’, foram as provas pontuadas pelo júri.