
O Festival Nacional da Canção Rural é promovido pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho e conta com o apoio do programa Wine in Moderation, da ARVP – Associação das Rotas de Vinho de Portugal, e com o patrocínio da Casa Ermelinda Freitas.
Trata-se de um concurso de canções que tem como objetivo estimular a composição de obras literário-musicais com acompanhamento vocal, cujos textos (poemas) contemplem temáticas direta ou indiretamente relacionadas com o mundo rural. Os concorrentes têm de ter mais de 16 anos e interpretar, a solo ou em grupo, temas em português, que têm de incluir, obrigatoriamente, uma ou mais referências à vinha e/ou ao vinho, sem referências diretas ou indiretas ao consumo.
O concurso conta com 2 eliminatórias —18 de junho em Ermegeira (Torres Vedras) e 1 de julho na Chamusca — e com 12 concorrentes, em representação dos municípios de Arcos de Valdevez, Machico, Palmela, Tábua, Torres Vedras, Santarém, Alenquer, Beja, Chamusca, Lagoa, Vidigueira e Peso da Régua.
A final está marcada para dia 2 de setembro, em Lagoa (Algarve).